quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TOUR DO RIO 2012

 

Img 
A maior competição de ciclismo da América Latina chega à sua terceira edição com dez equipes brasileiras tendo como concorrentes nove importantes times estrangeiros, num total de mais de 100 atletas. Os competidores vão percorrer 806 km ao longo do Estado do Rio de Janeiro, passando por cinco cidades.

Entre a saída da capital fluminense na Barra da Tijuca, no dia 29 de agosto, e o retorno à Quinta da Boa Vista, no dia 2 de setembro, os ciclistas de elite vão passar por Angra, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. Durante cada dia será disputada uma etapa, em percursos que vão de uma cidade à outra, em meio a cenários deslumbrantes de mar, serra, fazendas coloniais e muitas outras paisagens.

Além da vitória em cada etapa, os ciclistas disputam bonificações que ajudam no caminho até o título. Quem voltar ao Rio de Janeiro no menor tempo – considerando-se as somas de cada etapa -, será o grande campeão da prova.

Percurso

Img Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. São estas as cidades-sede do Tour do Rio, que parte da Barra da Tijuca e volta à capital para a chegada na Quinta da Boa Vista.

Dia 29/08

1º Etapa: Rio de Janeiro – Angra dos Reis | 152km

Rio de Janeiro / Itaguaí / Mangaratiba / Angra dos Reis (BR-101)
 Largada: 10h15 Praça do Ó, Barra da Tijuca (posto 3) | Chegada: 14h10 (previsão) Praia do Anil As praias cariocas menos concorridas no dia a dia e preferidas pelos surfistas no final de semana são o cartão de visitas da primeira etapa. Barra, Recreio, Prainha, Grumari e estrada da Pedra de Guaratiba, com o belo Parque Nacional da Tijuca ao fundo, ditam o clima de natureza até a chegada ao perímetro urbano em Santa Cruz e a passagem pela Avenida Brasil, rumo a Angra dos Reis.

Dia 30/08

2º etapa: Volta Redonda – Três Rios | 162km

Volta Redonda / Valença / Levy Gasparian / Três Rios
 Largada: 10h Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Chegada: 14h20 (previsão) Rua Prefeito Alberto L. Lavina com a Rua Carlos Ribas Um comboio leva os atletas de Angra para Volta Redonda para que o desempenho da prova não seja comprometido por uma subida muito íngreme logo no segundo dia. Da Cidade do Aço eles partem num sobe-e-desce pelas belas montanhas de Valença e Rio das Flores, passando por fazendas históricas do Vale do Café, até a chegada calorosa em Três Rios.

Dia 31/08

3º etapa: Três Rios – Teresópolis | 120 km

Três Rios / Itaipava / Petrópolis / Teresópolis
 Largada: 11h esquina da rua Prefeito Alberto L. Lavina com a Rua Carlos Ribas | Chegada: 14h (previsão) Prefeitura Neste dia, os atletas atingem o ápice da prova, literalmente. Em Itaipava, enfrentam a subida mais forte do percurso, a 1500m de altitude, com a Serra dos Órgãos e seus penhascos como pano de fundo, até o fim da etapa. A cidade de Teresópolis fecha as vias públicas, em um esquema similar ao do Carnaval, para receber, a mais de 70km/h, os atletas que aceleram na descida.

Dia 01/09

4º etapa: Teresópolis – Rio das Ostras | 190 km

Teresópolis / Guapimirim / Cachoeiras de Macacu / Casemiro de Abreu / Rio das Ostras
 Largada: 7h Prefeitura | Chegada:  12h (previsão) Lagoa do Iriry  Logo na largada, a paisagem abençoada pelo Dedo de Deus é um estímulo para os atletas pedalarem forte, em um dos trechos mais emocionantes de toda a prova. A variação de altitude entre subidas e descidas ao longo do percurso é de mais de 6 mil metros.  Na descida da serra, os ciclistas atingem as maiores velocidades de toda a prova e a chegada em Rio das Ostras promete ser uma das mais disputadas.

Dia 02/09

5º etapa: Rio das Ostras – Rio de Janeiro | 182 km

Rio das Ostras / São Pedro da Aldeia / Rio Bonito / Niterói / Ponte / Rio de Janeiro
 Largada: 7h Lagoa do Iriry | Chegada: 11h30 (previsão) Quinta da Boa Vista Acabaram-se as subidas e descidas e é hora de colocar os pés na estrada, terreno plano, para voltar ao Rio de Janeiro. Na reta final, uma passagem apoteótica pela Ponte Rio-Niterói e a chegada encantadora na Quinta da Boa Vista prometem momentos incríveis e lindos. A briga por posições e recordes deve ir até o final da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário