terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como se preparar para o Cicloturismo.

Por Alexandre Koda
Web Aventura

Preparar a bicicleta para um passeio requer que o cicloturista tenha atenção com alguns detalhes para que a viagem seja um sucesso. Rodrigo Telles, fundador e atual coordenador do Clube de Cicloturismo do Brasil dá algumas dicas de como preparar a bagagem, quais tipos de equipamento levar e quais cuidados deve-se tomar ao pedalar.

Em primeiro lugar Rodrigo conta que a bicicleta a ser escolhida não precisa ser muito incrementada, mas também não deve ser muito simples para evitar problemas no meio do caminho. “Não precisa investir em um quadro muito caro, mas é bom investir um pouco mais nas peças principais, que se movem, como o câmbio, catracas, coroa e cubos”, explica.
Após a escolha do equipamento é hora de começar a preparar a bagagem a ser levada na bicicleta e uma dica importante é saber como distribuir o peso de forma a dar estabilidade. Existem mochilas próprias para serem utilizadas, chamadas de alforjes, que podem ser colocados na parte de trás ou da frente da bicicleta.

Alforjes - “O alforje traseiro é básico, todo cicloturista carrega. Mas se colocar muito peso atrás, a bike ficará com tendência a levantar”, diz Rodrigo. Nesse caso o uso do alforje dianteiro torna-se fundamental. “Para viagens longas com muito peso, como equipamento de cozinha e camping, acaba-se colocando o dianteiro também, que é um pouco menor, mas dá mais estabilidade”, completa



Apesar de cada cicloturista preferir arrumar a bagagem da sua forma, Rodrigo diz que algumas regras básicas devem ser seguidas, como equilibrar bem os dois lados para a bicicleta não ficar pensa. “Isso você faz mais ou menos a olho, tentando colocar as coisas mais pesadas no fundo do alforje”, recomenda o cicloturista. Segundo ele isso faz com que o centro de gravidade abaixe e ajude na estabilidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário