quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Paulista das bikes

Uma das avenidas mais famosas do Brasil conta com ciclofaixa
Por Aline Rodrigues   
 
 
A ciclofaixa da Avenida Paulista foi oficialmente inaugurada no último dia 02 de setembro. O espaço repleto de automóveis de segunda a sábado, torna-se uma área onde os ciclistas podem usufruir da segurança do local para passeio, aos domingos.
De acordo com o jornal Estadão, cerca de 40 mil pessoas, o dobro de outras regiões, de acordo com a empresa organizadora, pedalaram na estreia da ciclofaixa, que fica aberta todos os domingos, das 7 horas às 16 horas, do lado esquerdo da via, em ambos os sentidos.Ao longo de 2,5 km de extensão, os ciclistas podem percorrer um dos cartões postais mais encantadores de São Paulo, longe dos carros. Quem quiser, também tem a oportunidade de alugar uma bike nas proximidades da avenida.
O artista plástico Reynaldo Berto Paulo, mora em São Paulo e achou a atitude válida. "Uma ciclofaixa na Paulista é bem vinda, já que é umas das principais avenidas da Capital. Serve como lazer e incentivo para que as pessoas comecem a se familiarizar como é pedalar pelas ruas junto com carros. Toda ação em pro da bike é válida”, revela.Isso serve de incentivo para que as pessoas passem a optar pela bicicleta como meio de transporte. Não é abandonar o carro totalmente, porque em muitos casos não dá, mas quando puderem optar, ter mais essa opção como meio de locomoção", confirma Paulo.
Mesmo sendo uma oportunidade de crescimento e espaço dedicado às bicicletas, há pontos de discordância e um deles é a necessidade de implantação de ciclovias, já que durante a semana os ciclistas correm mais riscos ao ficar entre os veículos.
“Falta implantar ciclovias. Afinal, bike não é só lazer. Temos que quebrar essa imagem que bicicleta é brinquedo. Só assim, aos poucos, seremos respeitados e vistos como parte do trânsito”, concluiu o ciclista que pedala há 22 anos e que acredita conquistar no pedal mais tempo, saúde, liberdade de ir e vir, além de colaborar com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário