quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Descanso ativo: como intercalar as atividades e recuperar o seu corpo

Exercícios leves e de curta duração no lugar de repouso absoluto ajudam
na melhora rápida e eficaz do organismo do atleta após treinamento longo.

Depois de um treinamento longo, tudo que o atleta deseja é um repouso absoluto do corpo para recuperar a musculatura. Mas para que isso aconteça de forma rápida e eficaz, os especialistas apontam que o descanso precisa ser ativo, sem a interrupção total da atividade física. A técnica é realizada através de exercício com curta duração (30 minutos) e intensidade leve entre 24h e 48h após estímulo intenso. Dessa forma, o corredor fica mais preparado para as próximas atividades.
euatleta info materia descanso ativo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
 
Pedalar, nadar e fazer ioga ajudam na recuperação do atleta (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
O fisioterapeuta David Homsi, especialista do EU ATLETA, explica que, quando o esportista fica com o corpo parado no dia seguinte depois do exercício, o metabolismo não acelera e assim ocorre um acúmulo de toxinas resultantes das quebras químicas durante a atividade física realizada.

Confira dez dicas para quem quer começar a caminhar ou correr
- Durante a recuperação, o corpo precisa restaurar as reservas de glicogênio e retirar o ácido lático que atua para inibir a contração muscular. Para eliminar este ácido lático, é necessário oxigenar os músculos e isso só é possível com a prática de exercícios de baixa intensidade, entre 29% e 40% da capacidade pulmonar - ressaltou.

David afirma ainda que o descanso ativo possui uma função definida e deve ser programado como parte do planejamento do treinamento do atleta, com orientação e nutrição adequada.
- Em atletas de corrida, a lesão é mais comum na panturrilha. Qualquer atividade que aumente esta oxigenação pode ajudar no processo de recuperação, como pedalar sem carga, praticar um trote leve, fazer alongamentos, pilates, ioga, deep-running (corrida na água) e os exercícios funcionais.
Euatleta header Opinião (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
ismael neto corrida de rua (Foto: Arquivo Pessoal)
Triatleta Ismael Neto pratica exercícios diariamente
e utiliza o descanso ativo (Foto: Arquivo Pessoal
)
O triatleta Ismael Neto, que mora em Belo Horizonte, pratica exercícios diariamente e utiliza o descanso ativo para melhorar seu desempenho nas corridas e treinamentos.
- Gosto de me manter ativo. Acho que nunca vou correr nos sete dias da semana, mas a falta de atividade física, seja qual for, não me agrada. É fundamental tentar garantir o que conquistamos com a dedicação e sacrifício. Uma coisa complementa a outra, mas cada um responde de uma forma aos treinos. Vou para a academia, faço alongamentos, treino funcional, malho e também pedalo - afirmou.

Para o mineiro Antônio Claret, no entanto, o descanso ativo não surte o efeito desejado.
- Não funciona para mim. Eu substituo os regenerativos pela bicicleta, mas cai muito o meu desempenho na corrida. Acho que para melhorar em um esporte, eu preciso de um treino específico - opinou.

O descanso ativo possui uma função definida e deve ser programado como parte do planejamento do treinamento do atleta
A paulista Adrianna Braga, por sua vez, prefere valorizar o descanso ativo utilizando a natação.
- É importante intercalar a corrida com outras atividades. Treino de tiro e resistência na piscina também influenciam bastante na performance da corrida. Uma modalidade ajuda a outra a ganhar força - declarou.
Manhã, tarde ou noite? saiba qual é o melhor período para treinar
A mescla de corrida e natação também faz parte da rotina do carioca Daniel Barroso, que não abre mão de dar um mergulho na piscina:

- Eu nado uma ou duas vezes por semana no dia dos treinamentos regenerativos. Às vezes, também faço um trote ou nado. Depende do calendário de provas, de como estou me sentindo e das condições climáticas. Gosto mais de nadar quando está calor ou quando está chovendo. Prefiro ficar na piscina, por já estar molhado, do que correr com o tênis ensopado, ganhar bolhas de brinde e até correr o risco de escorregar e me lesionar - encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário