quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tire o pé do acelerador e saiba como traçar suas metas para o próximo ano


Todo mundo precisa de um descanso, o treino base ajuda o corredor a se recuperar de lesões e bater seu recorde pessoal nas corridas de rua

Por GLOBOESPORTE.COM

O fim do ano já chegou e é hora de nós corredores tirarmos o pé do acelerador, descansarmos
e traçarmos as metas para 2013.

Você sabe o que é treino de base? Pois é, todos os atletas deveriam se preocupar com esse período de treinos, que pode levar até 3 meses de duração, principalmente no caso de atletas amadores que não tem compromisso com patrocinadores. Sempre que ouvimos os profissionais do esporte falarem em “pré-temporada”, nada mais é que a fase básica de treinos.

euatleta Corredora na areia (Foto: Getty Images)Corredora treina na areia (Foto: Getty Images)
Nesse período, podemos dividir a fase básica em simples e de polimento. Na simples, o volume e a intensidade dos treinos são diminuídos, procuramos alternar o tipo de terreno nos qual competimos e damos ênfase aos exercícios educativos e treinos complementares (musculação, alongamento, ciclismo e natação).

Em compensação, na fase de polimento (não é polimento pré-competitivo) subimos o volume (quilometragem diária, semanal e mensal), mantemos a intensidade baixa, dificultamos os educativos e diminuímos os treinos complementares à exceção da musculação e alongamento. Isso pode fazer com que o nosso ano de competições seja repleto de recordes pessoais e isento de lesões.

Juntamente com a fase básica de treinos, traçamos nossas metas. Quais provas, quando e onde vamos correr. Qual projeção de tempo esperado além de metas pessoais, como a perda de peso e tentar um volume semanal de treinos. Hoje em dia, muitos atletas programam certas provas na forma de pacote turístico, pois podem levar a família numa mini-férias e ainda por cima “dar aquela corridinha”.
E você? Já começou seu planejamento 2013? Deixe sugestões de quais provas pretende correr
e quem sabe o tema da próxima coluna não pode ser você?
Keep running & training!
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário